Metabolismo baixo: é a causa da minha obesidade?

Você já deve ter ouvido as pessoas culparem o ganho de peso pelo metabolismo baixo, mas o que isso significa? O metabolismo realmente é o culpado? Se sim, é possível aumentá-lo para queimar mais calorias?

Metabolismo é o processo no qual o corpo converte o que você ingere em energia. Mesmo quando estamos em repouso, nosso corpo necessita de energia para exercer suas funções, como respiração, batimentos cardíacos etc. As calorias que o corpo necessita para exercer essas funções básicas são chamadas de TAXA METABÓLICA BASAL (TMB)

Fatores que determinam nossa taxa metabólica basal:

– Peso e composição corporal: quanto maior a massa muscular e o peso, maior o metabolismo

– Sexo: homens geralmente tem uma TMB maior do que as mulheres

– Idade: quanto maior a idade, menor a TMB

– Termogênese: aproximadamente 10% das calorias de carboidratos e proteínas ingeridas são usadas durante a digestão e absorção dos nutrientes

– Atividade física: é o fator mais fácil de modificar

Como posso aumentar o metabolismo?

– Atividade aeróbica regular: inclua pelo menos 30 minutos de atividade física aeróbica no seu dia

– Musculação: faça exercícios para ganho de massa muscular pelo menos 2 vezes por semana. A massa muscular é um fator chave para a perda de peso!

– Atividades diárias: aumente seus movimentos no dia-a-dia: prefira escadas a elevadores, estacione um pouco mais longe de onde você deseja ir para caminhar, lave seu carro, faça jardinagem, etc

E lembre-se: não existe fórmula mágica para perda de peso! Mudança no estilo de vida continua sendo a base da perda de peso saudável!

Fonte: Mayo Clinic

Por: Dra. Priscila Segatto Alves Guimarães – Endocrinologista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.